Existem várias formas de plantio a serem citadas quando assunto é Tamareiras. Porém trouxemos hoje a mais prática e rápida. Lembrando que para um resultado mais profissional você deve ser orientado por um especialista. Vamos lá!
Passo a passo do plantio das Tamareiras.
1. Abrir um buraco maior que o torrão. As palmeiras têm mais raízes superficiais e não tão profundas, deve ser mais largo que fundo. O ideal é que a largura da cova seja três vezes a largura do torrão. Ao colocar os insumos necessários as raízes se desenvolvem garantindo a sobrevivência da muda.
2. Descompactar as paredes laterais e o fundo da cova, sem desbarrancar a terra.
3. Fazer a mistura de composto orgânico o quanto seja necessário com adubo animal de curral bem curtido ou esterco de aves.
4. Acrescentar fosfato natural de rocha ou farinha de ossos. Caso o solo do local seja muito arenoso acrescentar também elementos orgânicos particulados oriundo de compostagem, que ajudarão a manter a umidade.
5. Regar bem a cova antes de colocar o torrão. Depois de acomodar o torrão, preencher as laterais com a mistura de insumos e regar bem.
6. Colocar os tutores, em número de dois ou três, amarrando com corda de algodão, bem firme, mas não de forma a estrangular a casaca do tronco.
7. As regas deverão ser diárias enquanto não houver chuvas.
Para dosagens dos insumos é de extrema importância a análise de um profissional, afinal se utilizados muitos produtos as plantas podem sofrer sérios danos.
Aqui no Valle das Tamareiras você encontra pessoas capacitadas para te orientar. Faça-nos uma visita.
Escrito por Aline Pacagnelli