A tamareira do senegal é uma palmeira do norte da África, suas características são de matas ciliares.
Sua altura varia de 3m a 6m, porém podem atingir até 10m, suas folhas são arqueadas e brilhantes, formando lindas coroas. Suas flores chegam entre o final do inverno e começo da primavera trazendo lindos cachos amarelos, já seus frutos de forma oval e de cores laranja-marrom aparecem no outono.
Quando pequena, é muito utilizada em vasos. Nos projetos paisagísticos, essa palmeira traz exuberância em grandes gramados. Para jardins pequenos deve-se verificar se haverá espaço para a tamareira se espalhar.
Plantio
O plantio deve ser mais largo do que fundo, as palmeiras têm mais raízes superficiais do que profundas, a largura da cova deve ser bem maior que a do torrão.
Quanto aos nutrientes, o composto orgânico animal sempre é fundamental, adubo de curral bem curtido ou esterco de aves são compostos benéficos para a planta desde que aplicados corretamente. Farinha de osso e fosfato natural de rocha também são muito utilizados.
Faça a rega da cova antes do plantio, de forma que ela fique bem úmida, acomodar o torrão e as misturas de insumos, depois de acomodar o torrão, preencha as laterais com a mistura de insumos e regue bem, amarre os suportes com corda de algodão tomando muito cuidado para não machucar a planta. Enquanto não houver chuvas as regas deverão ser constantes.
Aqui no Valle das Tamareiras você terá toda assistência que necessita para o plantio e manutenção das suas palmeiras. Observe cada detalhe da sua planta, ame e preserve!
Escrito por Aline Pacagnelli