A irrigação de plantas cada vez mais toma espaço, principalmente em regiões onde a seca predomina, mas as Tamareiras também podem usufruir desse método? Fique aqui, acompanhe a leitura e descubra!
A irrigação quando utilizada em conjunto com boas práticas agronômicas, alcança um excelente resultado. No Brasil, todas as nossas regiões apresentam uso de irrigação, e os principais objetivos são:
- Aumentar a produtividade;
- Reduzir perdas na produção;
- Minimizar os riscos climáticos e meteorológicos;
- Auxiliar na aplicação de insumos.
Para as Tamareiras é muito importante uma ótima irrigação, pois elas devem ter umidade constante. Se a irrigação não for suficiente seus frutos podem sofrer sérios danos.
A maioria das plantações tradicionais de Tamareiras continuam irrigando-se em base a inundações e sistemas de sulco, porém hoje temos plantações modernas com sistema de gotejamento de alta eficiência, sendo fácil de operar, ajustável, molhando somente o que é necessário e tendo baixo custo de sistema.
Basicamente, há quatro métodos de irrigação no mercado: superfície, aspersão, localizada e sub-irrigação. Cada método pode ter um ou mais sistemas, que devem ser detalhados por um especialista na área.
A escolha do método ideal deve levar em conta aspectos como clima, topografia, solo, cultura que será irrigada, disponibilidade financeira e tecnológica do produtor.
Vem pro Valle das Tamareiras e tire todas as suas dúvidas!
Escrito por Aline Pacagnelli