Graphiola phoenicis é um fungo responsável por deixar inicialmente as folhas das tamareiras amareladas. Já ouviu falar nessa doença que afeta as palmeiras? Então desce a leitura e fique por dentro de tudo.
O primeiro fungo identificado em palmeiras tamareiras foi em 1995 nos estados de Pernambuco e Espírito Santo, somente em 2007 o graphiola phoenicis apareceu em São Paulo.
Os sintomas iniciais da doença são imperceptíveis, com minúsculos pontos de coloração amarela ou negra, sendo encontrada nas duas faces da lâmina foliar, principalmente nas folhas mais velhas. O fungo pode romper a epiderme da folha, mostrando suas estruturas reprodutivas, ocultando qualquer sintoma da doença.
Para combater essa praga é necessário fazer podas e queima das folhas, também é importante monitorar a umidade, pois um índice alto de umidade favorece a germinação do fungo. Também é recomendado o uso de fungicidas a base de manganesa e produtos com sulfato de cobre, mas siga orientação de um especialista sobre dosagens e aplicações.
Infecções severas podem reduzir o crescimento e a frutificação da tamareira. Fique de olho na sua planta. Uma palmeira nutrida e bem cuidada dificilmente será infectada.
Se ainda tem dúvidas de como agir diante de tal situação, o Valle das Tamareiras conta com profissionais capacitados para resolver esse problema. Agende uma visita!
Foto:researchgate
Escrito por Aline Pacagnelli