Tamareiras e passagens bíblicas: curiosidades

Data

As tamareiras representam muito mais do que belas palmeiras. Trouxemos uma curiosidade que valerá a pena a leitura. Segue o texto!

Tamareiras e velho testamento

A Tamareira era uma árvore presente diariamente na vida de Abraão e Davi e toda essa importância não poderia passar despercebida. Nota-se que várias passagens da Bíblia eram relacionadas a Tamareiras, principalmente para referenciar locais.

Quando os judeus deixaram a escravidão do Egito para entrar no deserto aparece a primeira referência bíblica sobre as palmeiras. Na passagem de Exôdo 15:27 fica muito claro.

“Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas.”

Deuteronômio 34:3 traz um trecho da identificação de Jericó, quando Pentateuco usa novamente as tamareiras atribuindo um local.

Exemplos como esses podem ser encontrados em locais que apresentam Tamar em seu nome, como Hazazon – Tamar (2 Crônicas 20:2) e Baal – Tamar ( Juízes 20:33).

Uma referência muito famosa que você já deve ter ouvido falar é passagem de Deuteronômio 6:3 onde diz “Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o Senhor Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel.” Para alguns estudiosos o mel citado não parece ser das abelhas, mas sim um xarope das tâmaras, que na época era conhecido como mel de tâmaras. Pode até parecer confuso, mas as evidências eram de grande potencial pelo fato de o mel das abelhas serem mencionadas menos de cinco vezes na Bíblia Hebraica.

Tamareiras e o novo testamento

A partir do nascimento de Jesus as tamareiras apareceram um pouco menos nas citações bíblicas. Uma delas ocorreu em João 12:13 onde tradicionalmente na igreja católica eles celebram o Domingo de Ramos. “Tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor”

A tamareira é um símbolo que representa a Árvore da Vida, e para esses religiosos também é uma árvore sagrada que se conecta ao Céu e a Terra, por sua copa e pela base do seu tronco.

Essas são apenas algumas citações que trouxemos para você, porém a pesquisa pode ser extensa caso tenha interesse em saber mais.

Gostou dessa curiosidade? Nós do Valle das Tamareiras trazemos aos nossos clientes tudo o que achamos importante. Vem conhecer mais!

Escrito por Aline Pacagnelli

Mais
publicações