O que são as Tamareiras? Quais são seus significados em diferentes culturas e de onde são originalmente? Aqui você tem as respostas para essas perguntas, só continuar lendo!
As Tamareiras (Phoenix dactylifera) são palmeiras (Araceae) cultivadas a milênios, tão antigas que sua origem é desconhecida. Estima-se que tenham surgido a norte da África ou a sudoestre da Ásia. São famosas por seus frutos, as tâmaras: doces, ricas em fibras e em agentes antioxidantes e que proporcionam bastante saciedade por seu valor energético.
Possui grande valor sentimental e religioso para várias culturas. Aparece na Bíblia cristã como símbolo de perseverança e força e foi durante séculos o símbolo do estado de Israel por ser comum em todo o território, além de possuir propriedades medicinais e ser possível o aproveitamento de todas suas partes.
É de grande relevância também para os povos árabes, que dizem que um fruto da palmeira é suficiente para um beduíno marchar por três dias. Além disso, em certas tradições árabes, é considerada sagrada e até mesmo indica hospitalidade possuir uma Tamareira junto à residência em algumas populações.
O nome dado ao gênero da Tamareira (Phoenix) tem origem grega e se refere à Fenícia, civilização da Antiguidade localizada principalmente ao norte da antiga Canaã, ao longo das regiões litorâneas dos atuais Líbano, Síria e ao norte de Israel. Os gregos acreditavam que a palmeira era originária dessa região.
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Arecales
Família: Arecaceae
Gênero: Phoenix
Espécie: P. dactylifera
Gostou da publicação? Deixe seu comentário e sinta-se livre para tirar dúvidas!
Escrito por: Vívian Móz Lavalle