Quem planta Tamareiras não colhe tâmaras? Mito ou verdade?

Data

Há um ditado árabe que diz que quem planta Tamareiras não colhe tâmaras, que inclusive passa uma história de vida linda. Quer saber mais? Continue lendo

Tamareiras são conhecidas por levarem de 80 a 100 anos para frutificarem. Pois é, mais de uma vida apenas para frutificarem. Até mesmo existe um ditado popular em torno da condição:

Conta-se que um jovem abordou um senhor que plantava tâmaras no deserto, perguntando por que perdia tempo as plantando já que não conseguiria colhê-las, dado ao tempo necessário para a frutificação.

O senhor virou e respondeu: “Se todos pensassem como você, ninguém colheria tâmaras”. 

Ou seja, não importa se você vai colher, o que importa é o que você vai deixar. Tal efeito acontece na vida como um todo: é preciso respeitar o tempo das coisas, sem pular etapas essenciais, sem se apressar. Simboliza a perseverança. O ditado se aplica também na questão da sustentabilidade, de cuidar do nosso mundo para que as próximas gerações tenham onde viver.

Entretanto, apesar da linda moral da história, se um jovem visse um senhor plantando Tâmaras atualmente, essa conversa provavelmente não seguiria da mesma maneira. Isso porque devido às técnicas e engenharias genéticas, as mudas demoram no máximo 10 anos para frutificarem! Há relatos de árvores germinando em 2 anos de plantio.

Portanto, não é mito nem verdade. Antigamente realmente quem plantava, não colhia Tâmaras, mas atualmente é super possível!

Importante ressaltar que, para que isso aconteça, os cuidados com a planta devem ser corretos. O solo, por exemplo, deve ser arenoso, humoso ou pouco argiloso. Temos que lembrar que é uma planta originalmente de desertos, portanto, o solo deve ser bem arejado e com boa drenagem. A umidade em excesso favorece o aparecimento de fungos.

No Brasil as maiores produções estão localizadas no Nordeste, por conta das condições oferecidas pela região. Entretanto, é possível adaptá-las em outros locais. A propagação normalmente é feita a partir de filhotes que surgem no caule da Tamareira, mudas consideradas de altíssima qualidade por possuírem as mesmas qualidades que a palmeira-mãe.

Gostou da publicação? Deixe seu comentário e sinta-se livre para tirar dúvidas!

Escrito por: Vívian Móz Lavalle

Mais
publicações